XXIV SEMANA INTEGRADA DO MEIO AMBIENTE DE BAURU

Tema: Bauru mais verde: Unidos no combate à seca


Ao sediar a conferência das partes da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação em dezembro, o Reino da Arábia Saudita sedia o DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE e propõe criar impulso e ação em direção às metas de restauração de terras, desacelerar as mudanças climáticas, proteger a natureza e aumentar os meios de subsistência e a segurança alimentar de bilhões de pessoas ao redor do mundo.


Enfrentamos uma preocupante intensificação da tripla crise planetária:

  • a crise das mudanças climáticas;

  • a crise da perda de biodiversidade;

  • a crise da poluição e dos resíduos.


Bilhões de hectares de terra estão degradados, afetando quase metade da população mundial e ameaçando metade do PIB global. As comunidades rurais, os pequenos agricultores e os extremamente pobres são os mais afetados.


No ano passado, recordes de temperatura foram quebrados. Grande parte do mundo sentiu os impactos, não apenas no calor, mas em tempestades, inundações e secas. Restaurar a terra sem combater as mudanças climáticas seria como dar com uma mão e retirar com a outra.


Cada US$1,00 investido em restauração pode trazer até US$30,00 em serviços ecossistêmicos. A restauração aumenta os meios de subsistência, reduz a pobreza e aumenta a resiliência a condições climáticas extremas. A restauração aumenta o armazenamento de carbono e retarda as mudanças climáticas.


Restaurar apenas 15% da terra e interromper novas degradações poderia evitar até 60% das extinções de espécies ameaçadas.


Com o intuito de trazer o tema próximo à realidade de nossa cidade, foi decidido o título para a XXIV SIMAB como Bauru Mais Verde: Unidos No Combate à Seca.


Programação: De 02 a 09 de junho 2024


QR Code para programação completa

Clique aqui para ver a programação