A Pinacoteca Municipal de Bauru localizada na Casa Ponce Paz é um espaço cultural de conservação e difusão das artes visuais de Bauru gerido pela Secretaria Municipal de Cultura
O local promove a difusão das artes visuais e todas suas vertentes onde são realizadas mostras, exibições, lançamentos de livros, apresentações cênicas e musicais.
O belíssimo casarão datado em 1938, no estilo eclético é um dos é um dos poucos exemplares da época com estrutura íntegra, na região central de Bauru. Seu projeto arquitetônico foi assinado pelo arquiteto João Caciola e o local foi inaugurado como residência da família de Alfredo Fígaro, até que em 1954 foi vendida para a família Rino que habitou a casa até mil 1960.
No final da década de 1960 a casa foi vendida para o Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, quando sofreu grandes modificações.
Após algum tempo desocupada, funcionários da Secretaria Municipal de Cultura iniciaram um processo de avaliação do local para uma possível instituição cultural, quando descobriram a existência de pinturas murais a seco escondidas sob as camadas de tinta branca aplicadas durante a ocupação do Tribunal Regional do Trabalho.
As pinturas murais retratam o estilo da época e contribuem para entendermos melhor o processo de decoração de interiores daquele período.
No mesmo ano, Leda Ponce Paz, filha do artista visual João Ponce Paz, viu uma reportagem em um jornal sobre as pinturas murais da casa e então contatou a equipe para uma visita. Durante a visita, Leda relatou que quando criança viu seu pai pintando alguns peixinhos em um dos banheiros da casa. Ao decaparem a camada de tinta branca do local os peixes foram encontrados tornando possível a identificação da autoria dessas pinturas: os irmãos João e Antônio Ponce Paz. Assim a casa recebeu o sobrenome dos irmãos artistas Ponce Paz.
Em 2009 a casa foi aberta ao público como centro de formação artística onde foram organizadas palestras, cursos e encontros ligados às artes visuais.
A formação do acervo da Pinacoteca Municipal teve início com a transferência do acervo municipal de artes plásticas do município. A Casa Ponce Paz passou então a ser um espaço de difusão e preservação das artes visuais, ampliando essas ações para além das pinturas murais com a realização de mostras, exibições, lançamentos de livros, apresentações cênicas e musicais.
Em 14 de maio de 2014 a Pinacoteca Municipal foi criada pela Lei n° 6515 sediada na casa que abriga também uma coleção permanente de obras de autoria dos irmãos Ponce Paz, incluindo pinturas em aquarela, carvão e óleo sobre tela, além de esculturas em argila e concreto.
A Pinacoteca Municipal conta também com a galeria municipal Angelina Messenberg. Um espaço de exposições localizado no Centro Cultural de Bauru.
Em 2018 uma parceria com o Ateliê de Restauro AVD possibilitou a seleção do projeto de restauração das obras da Pinacoteca Municipal de Bauru no edital PROAC de preservação de acervos museológicos, resultando no restauro de mais de 100 obras que integram o acervo da instituição, bem como na documentação como fotos, fichamentos e demais informações necessárias para a catalogação completa. No mesmo ano o espaço teve a obra do ateliê de restauro finalizada. O espaço passou a ser utilizado para oficinas e palestras sobre restauração e conservação preventiva em acervos.
Em 2023 a Pinacoteca Municipal de Bauru passa por diversas melhorias como o projeto luminotécnico da fachada e a aplicação de medidas de prevenção e combate a incêndios com o objetivo de conquistar a licença do Corpo de Bombeiros. Nesse período a instituição estende suas atividades para além muros, unindo a difusão das artes visuais e os recursos tecnológicos.
A galeria municipal Angelina Messenberg funciona das 8h às 17h na Avenida Nações Unidas 8-9.
Saiba mais sobre a história da Pinacoteca (clique aqui https://fb.watch/k8hEkPTAQ5/?mibextid=Nif5oz")
Acompanhe a programação em nossas redes sociais instagram @pinacotecabauru e Facebook @pinacotecabaurucasaponce e saiba mais sobre a programação.