A Casa Ponce Paz é um espaço cultural da Secretaria Municipal de Cultura e abriga a Pinacoteca Municipal.

A Casa promove a difusão das Artes Visuais e suas vertentes. No espaço são realizadas mostras, exibições, lançamento de livros, apresentações de artes cênicas e musicais.

A proposta da Casa Ponce Paz é fazer diálogo entre as artes visuais como música, teatro, cinema, artes visuais e dança.

Em 2008, funcionários da Secretaria Municipal de Cultura descobriram a existência de pinturas murais a seco em camadas internas das paredes da edificação, cuja autoria é dos irmãos João e Antônio Ponce Paz. Em homenagem aos artistas, a Casa recebeu o sobrenome dos irmãos.

Irmãos Ponce Paz na década de 50: 1. Francisco, 2. Antonio, 3. Salvador e 4. João Ponce Paz

A casa abriga também uma coleção permanente de obras de autoria dos irmãos Ponce, que incluem pinturas em aquarela, carvão e óleo sobre tela e esculturas em argila e concreto.

Obras dos irmãos Ponce Paz que estão no acervo da Casa Ponce Paz:

Paço Municipal de Bauru - 1986
Sem Título

A Casa

A edificação já foi residência familiar e também sediou o Arquivo Morto da Justiça do Trabalho na década de 1970. Seu projeto original data de 1938 e foi assinado pelo arquiteto João Cacciola. A função inicial da edificação era abrigar a residência do senhor Alfredo Fígaro, que viveu na casa até a década de 50.

Em 1954, a residência é vendida para a família Rino, que habita a casa até 1960. No final da década de 60, a casa é vendida para o Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo.

Fotografia da lateral da casa, quando era habitada pela Família Rino

O prédio possuiu vários estilos arquitetônicos devido aos diversos usos, funções e reformas feitas durante a sua ocupação. Os elementos arquitetônicos se apresentam como decorativos e compõem a estrutura estética da casa. O painel de azulejaria, que ainda está presente em uma das paredes do jardim, também configura a singularidade histórica e artística da edificação.

Painel de azulejaria

Em 2008, a edificação é cedida para a Secretaria Municipal de Cultura. Após a etapa de ocupação, levantamento e reconhecimento dos espaços, é iniciado a processo de remoção da tinta das paredes e limpeza, com o objetivo de transformar o local em um Centro de Ensino de Artes Visuais.

Pinturas Murais

Os funcionários da equipe do Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural – DPPC e da Divisão de Ensino às Artes – DEA descobrem pinturas murais no interior da edificação e iniciaram as investigações acerca de sua autoria.

Pinturas Murais As pinturas murais estavam recobertas por uma camada de tinta branca
Pinturas Murais Com muito cuidado e dedicação, os funcionários começam a limpeza das paredes
Pinturas Murais Aos poucos, o antigo esplendor da Casa vai se revelando
Pinturas Murais Muito trabalho, que exige tempo e dedicação
Pinturas Murais Em 2016, uma profissional de preservação orienta a recuperação das pinturas murais

Conheça alguns detalhes das pinturas murais da Casa Ponce Paz:

Memórias de Infância

Em 2008, Leda Ponce Paz, filha de João Ponce Paz, viu uma reportagem em um jornal sobre as pinturas murais da casa. Posteriormente, em uma visita ao local, Leda relatou que quando criança viu o seu pai pintando a cena dos peixes em um dos banheiros da casa. Somente a partir dessa visita é que foi possível identificar a autoria dessas pinturas.

O Peixinho

As pinturas murais retratam o estilo da época e contribuem para entender melhor o processo de decoração de interiores daquele período, mostrando uma forte influência europeia.

Nysséa Rino – 1958

A Casa Ponce Paz

Em 2009, a instituição é aberta ao público e, inicialmente, a Casa era um centro de formação artística e foram organizadas palestras, cursos e encontros ligados às Artes Visuais.

Exposição Frei Pedro Pinheiro na Casa Ponce Paz

Em 2013, a coleção do Acervo Municipal de Artes Plásticas – AMAP é transferida para a Casa Ponce Paz, que também passa a sediar espetáculos de Artes Cênicas e promover oficinas com instrutores artísticos.

Teatro e Música na Casa Ponce Paz

Com a chegada do acervo, o uso do espaço cultural Casa Ponce Paz é revisto e as questões sobre preservação se ampliam para além das pinturas murais, dando início ao processo de criação da Pinacoteca Municipal.

Exposição Un(e)versos

Em 14 de maio de 2014, a Pinacoteca Municipal é criada pela Lei nº 6.515, com sede provisória na Casa Ponce Paz.

Localização

Pinacoteca Municipal e Casa Ponce Paz

Endereço: Rua Antônio Alves, 9-10 – Centro
CEP 17010-170 | Bauru - SP

Telefone: (14) 3232-1552

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30. Entrada gratuita.

Curta no Facebook


« Voltar