O Museu Ferroviário Regional de Bauru ocupa um espaço centenário que outrora funcionou como sede administrativa da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. A edificação é tombada como Patrimônio Cultural do Estado de São Paulo pelo Condephaat e conta com um complexo de edifícios em formato de triângulo com um espaço a céu aberto ao centro. A área expositiva possui 7 salas e o arquivo documental 9 salas, 5 delas ocupadas pelo acervo documental do Museu Histórico Municipal de Bauru. Na região posterior dos prédios há o setor de grandes peças que conta com a locomotiva 278, três carros de passageiros e outras peças ferroviárias de grande porte.

O museu ainda conta com auditório para 50 pessoas, uma área educativa instalada em um carro ferroviário e a Praça Kaingang conta com banheiros acessíveis, palco e deck para acolher a comunidade.

A área de guarda do acervo tridimensional divide-se em duas reservas técnicas, uma regular que guarda o acervo musealizado e outra funcional que guarda ferramentas e objetos utilizados na composição ferroviária.

Além do espaço de atendimento a pesquisadores, o local ainda possui uma central de digitalização com equipamento para informatização e digitalização do acervo.

No campo virtual a instituição conta com a visitação virtual (https://www.meutour360.com/tour-virtual-museu-ferroviario-regional-de-bauru) , páginas nas redes sociais Facebook @MuseuFerroviarioRegionaldeBauru e instagram @museuferroviariobauru onde a programação extra-muros como exposições e ações educativas é compartilhada, bem como imagens do cotidiano no cuidado com o acervo e pesquisas para mediações educativas. Também é nas redes sociais que são postadas imagens recentemente digitalizadas, curiosidades e vídeos educativos. O acervo digitalizado está disponível para consulta no portal que também conta com vídeos, material educativo e outras informações. Disponível em : https://www.projetomuseuferroviario.com.br/.


« Voltar