O projeto ”Preservação e informatização do acervo museológico do Museu Ferroviário Regional de Bauru” , contemplado como primeiro colocado no Edital de Preservação de Acervos Museológicos do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo, deu origem a Central de Digitalização e Informatização do Museu Ferroviário Regional de Bauru. Na Central serão digitalizados cerca de cinco mil documentos entre fotografias, mapas e relatórios sobre a história da ferrovia em Bauru e região.
A plataforma do projeto pode ser acessada através de computadores, celulares, tablets ou qualquer outro dispositivo móvel. Desta maneira, os documentos disponibilizados poderão ser acessados por estudantes, pesquisadores e pessoas interessadas na história ferroviária.
Toda verba destinada para o projeto foi investida em scanners específicos para a digitalização, materiais para higienização e acondicionamento desses documentos.
Os documentos digitalizados ficam salvos em uma base de dados na Internet, garantindo a segurança digital. A Plataforma Digital também possui um sistema integrado de gerenciamento do acervo museológico, o que irá agilizar a localização física dos documentos e o trabalho dos pesquisadores.
Plataforma Digital do Projeto de Preservação e Informatização do Acervo Museológico:
http://www.projetomuseuferroviario.com.br/