Revisão de Prestações
A revisão, ou recálculo das prestações, é aplicada em financiamentos assinados na vigência do Plano PES/CP (Plano de Equivalência Salarial por Categoria Profissional). Essa revisão pode ser realizada quando o índice de reajuste salarial do mutuário titular for menor ou maior que o índice aplicado para o reajuste da prestação do financiamento, mediante declaração específica do órgão empregador. A revisão não se aplica no caso de perda de renda por mudança de emprego, ou mesmo pela perda de emprego, aposentadoria ou autônomo.
1- Como proceder para realizar a revisão de prestação na COHAB Bauru?
As revisões poderão ser solicitadas junto à companhia das seguintes formas:
Mutuários Empregados
Devem apresentar na COHAB Bauru cópia dos últimos 15 holerites ou contra-cheques em nome do mutuário.
Mutuários desempregados
O mutuário desempregado, sem renda comprovada em carteira de trabalho, não tem direito a revisão de prestação, em razão da não existência de índices de reajuste salarial, caracterizada em relação contratual, como perda de renda. Essa situação é a mesma para os autônomos.
Mutuários aposentados ou pensionistas
Nesse caso, se a COHAB Bauru já tiver a informação sobre a aposentadoria ou pensão, o mutuário não tem direito a revisão de prestação, já que o índice aplicado pelo INSS é automaticamente aplicado na prestação.
Lembre-se: As revisões só podem ser efetuadas no período entre os dias 1º e 20 de cada mês e serão informadas através da prestação seguinte.
Esclarecimentos podem ser obtidos na sede da COHAB Bauru, Avenida Nações Unidas 30-31, das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00. Telefone para contato: (14) 3235-9222.