A coleção que integra o acervo da Pinacoteca Municipal de Bauru foi formada a partir de doações de artistas plásticos do município e região e colecionadores do gênero. A iniciativa teve início na década de 1980, quando o acervo começou a ser formado.

Em 1986, a Casa da Cultura de Bauru recebe doações e começa a formar o Acervo Municipal de Artes Plásticas. Inicialmente, foi feita uma ficha de identificação para cada item do acervo, com seus dados principais.

Em 2013, o Acervo Municipal de Artes Plásticas, que estava no Centro Cultural Carlos Fernandes de Paiva, foi transferido para as dependências da Casa Ponce Paz.

A Pinacoteca Municipal foi criada em 14 de maio de 2014, pela Lei nº 6.515, com sede provisória na Casa Ponce Paz.

A Pinacoteca Municipal é uma instituição vinculada ao Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal de Cultura e conta com o espaço Casa Ponce Paz e a Galeria Municipal “Angelina W. Messemberg” para mostras e exibições do seu acervo.