A Galeria Municipal “Angelina Waldemarin Messemberg” é um espaço de exposições da Pinacoteca Municipal e está localizada no Centro Cultural de Bauru.

Endereço: Av. Nações Unidas, 8-9 – Centro
CEP 17010-130 Bauru – SP
Telefone: (14) 3235-1088

A Galeria Municipal

A Galeria Municipal Angelina Waldemarin Messenberg foi inaugurada em 1992, no Centro Municipal de Artes, com uma retrospectiva de suas principais obras.

De 1992 a 1996, a Galeria realizou exposições e mostras importantes como a de desenhos de Di Cavalcante, do acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Além das exposições, lançou inúmeros artistas jovens, em início de carreira, de Bauru e região.

A Galeria Municipal permaneceu no Centro Municipal de Artes até a inauguração do Centro Cultural “Carlos Fernandes de Paiva”, em 1996.

Angelina Waldemarin Messenberg

A artista nasceu em Capivari, São Paulo, em 1916. Começou a aprender pintura com uma de suas irmãs. Em 1944, teve a sua primeira exposição individual, na galeria Itá. Morou em várias cidades, acompanhando o marido, Mario Messenberg e dava aulas de pintura.

Angelina W. Messenberg - “Temática de Bauru” - 1979

A artista participou de muitas exposições e recebeu vários prêmios. Dentre as suas obras de destaque, os quadros "Frevo" e "Samba" foram expostos no V Salão Internacional em Nice, na França.

Em 1982, recebeu o título de “Cidadã Bauruense”, em reconhecimento aos seus esforços pelo incentivo às Artes. Faleceu em Bauru, em 1988.

Em 13 de março de 1992, a Galeria Municipal foi inaugurada e recebeu o nome de Angelina Waldemarin Messenberg em homenagem a artista.


« Voltar